João 12:32
"Eu, quando for levantado da terra todos atrairei a mim".
Jesus, íman da humanidade. Levantado e dependurado na cruz, todos atrairei. Ricos, pobres, grandes, pequenos, sábios ou ignorantes, religiosos ou ateus. Todos atrairei.
A cruz foi, desde sempre, um dos mais ignominiosos suplícios, de tal maneira mau e ignóbil que era maldito todo aquele que fosse pendurado no madeiro (Deuteronómio 21:23) e muitos povos (como por exemplo os romanos)não permitiam que os seus cidadãos fossem sujeitos a essa condenação.
No entanto, a cruz, em toda a extensão do seu labéu, é também o altar onde o sacerdote e a vítima se confundem num sacrifício permanente, subsistente e eterno. Tenhamos em conta que Jesus (sacerdote e vítima simultaneamente) não foi assassinado na cruz, nem se suicidou lá, antes, voluntariamente Ele deu a Sua vida pelos pecadores, visando substituir e salvar os pecadores. - "Eu dou a minha vida de mim mesmo... ninguém ma tira, mas eu de mim mesmo a dou (João 10:17-18).
Cristo morreu pelos nossos pecados na cruz do calvário. Na cruz Ele sofre o peso e a maldição dos nossos pecados, mas também salva e satisfaz o homem nas suas mais profundas necessidades.
A cruz, o mais execrável instrumento de morte, o emblema da dor e da vergonha, é também o símbolo da salvação eterna e a certeza da propiciação de Deus para o homem.