I Crónicas 29:9
David estava totalmente empenhado em preparar a construção da Casa do Senhor. Sabia que não seria ele a ter essa honra, mas de maneira nenhuma boicotou a obra do seu sucessor. Pelo contrário, ajuntou toda a espécie de materiais para a obra -- madeira de cedro, ferro e cobre sem conta, nem medida, prata em abundância e milhares de talentos de ouro para todos os enfeites do templo, isto além de toda a sorte de pedras preciosas e também o "risco" para a construção.
David era um homem disponível e totalmente envolvido, de tal maneira que, da sua própria fortuna pessoal, (I Crónicas 29:3-4) deu 3.000 talentos de ouro (cerca de 100 toneladas), 7.000 talentos de prata pura, para os vasos que haviam de ornar a "CASA".
"Quem, de entre vós, está disposto a encher a sua mão para oferecer, hoje, voluntariamente, ao Senhor?" (I Crónicas 29:3).
A este apelo do rei, os chefes dos pais, os príncipes das tribos, os capitães de milhares e de centenas e até simples operários da obra contribuíram alegre e voluntariamente para Deus e deram 5.000 talentos de ouro, 10.000 dracmas, 10.000 talentos de prata e 100.000 talentos de ferro (cada talento equivalia a cerca de 33,3 Kgs .)
Era um rei alegre e operante com um povo obreiro e dadivoso, consciente de que só assim fariam a Obra do Senhor.
Hoje também temos uma grande obra para fazer. Temos a nossa cidade, o nosso país, o mundo inteiro para evangelizar. Para o fazer Deus quer líderes que dêem o exemplo ao seu povo, sendo bons mordomos. Sem dúvida com exemplos dados por líderes e pastores que não estão apenas interessados no leite, na lã e na carne das ovelhas (pense-se em automóveis, casas, férias, viagens, descanso, etc.), mas na sua felicidade, salvação, segurança e vida, Deus despertará um povo cooperante, trabalhador, dadivoso e alegre na feitura da Obra.
"Quem está disposto a encher a sua mão
para oferecer e oferecer-se hoje ao Senhor
com voluntariedade e amor?"
I Crónicas 29:5