I Pedro 4:14
Não é "pêra doce" ser perseguido, vituperado e ultrajado sem razão. Contudo, se isso acontece por amor a Cristo, por seguirmos os Seus caminhos "bem-aventurados somos porque sobre nós repousa o espírito da glória de Deus".
Os primeiros séculos do Cristianismo foram terríveis nesse capítulo. Milhares de pessoas foram torturadas e mortas apenas por serem cristãs.
Cipriano, célebre cristão da antiga cidade de Cartago, morreu martirizado 12 anos depois da sua conversão. Foram doze anos de testemunho, de pregação ousada de ensinamentos vivos sobre a pureza do Cristianismo. Ele deu um testemunho de tanta fidelidade que alguns dos seus mais terríveis inimigos acabaram convertendo-se a Cristo.
A fé e a vida desses heróis do passado deveria estimular-nos para sair da monotonia e indiferença em que nos encontramos. Já pensámos porque é que nada acontece e nós não somos perseguidos? É porque o nosso testemunho é morno e inofensivo; é porque nós não estamos verdadeiramente envolvidos e comprometidos com o Evangelho.
Assim, nem o diabo, nem os seus filhos se preocupam connosco.
"Pensemos naqueles que nos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais devemos imitar, atentando para a sua maneira de viver" (Hebreus 13:7).
Veremos que as coisas mudarão!