Marcos 10:45
"Porque Jesus não veio para ser servido,
mas para dar a Sua vida em resgate de muitos"
(Marcos 10:45)
Este parece ser o verso tema do Evangelho de Marcos, que teria escrito no sentido de provar aos romanos, os dominadores da Palestina na altura, que Jesus era o servo por excelência (ver Isaías 53). Jesus não era um sedicioso, nem um revolucionário, mas o servo sofredor, que veio para dar a Sua vida para resgate dos perdidos.
É interessante notar que a palavra "chave" do Evangelho de Marcos é "logo" (imediatamente), que aparece 43 vezes no texto, o que define bem a marca do Filho do homem - trabalhar, servir incessantemente, como o escravo que não tinha horário, nem momentos para descanso. Tudo é uma continuidade da missão que Deus, o Pai, Lhe deu - servir e dar a Sua vida por muitos.
É significativo ver que, quando Jesus é apresentado como Messias aos Judeus (Evangelho de Mateus), é lhe aposta uma genealogia, quando apresentado como o Filho do Homem, homem perfeito (Evangelho de Lucas), também tem uma genealogia, mas aqui, em Marcos, sendo indicado somo servo excelente e fiel, não tem genealogia - o escravo não tinha direitos, nem privilégios.
Quanto Jesus sofreu por nós!... A quanto se sujeitou para nos salvar! Quanto Lhe devemos!
Devemos-Lhe a vida. Saibamos ser agradecidos Àquele que, sendo Deus, se fez homem servo para nos remir dos nossos pecados.