Actos 11:19-30 Actos 11:23
Permanecei firmes, perseverando, de coração, no Senhor era a exortação de Barnabé a todos que se haviam convertido ao Senhor. O contexto focaliza a acção dos cristãos dispersos pela perseguição. Eram muitas as dificuldades - as perseguições, as traições dos judeus, as tentações demoníacas, as extorsões dos falsos religiosos.
Só a união e a firmeza em Cristo, de todos, poderia levá-los à vitória. Barnabé, cristão já muito experiente, sabia isso e daí a sua persistente exortação à firmeza no propósito de seguir a Cristo.
Barnabé não queria que aquela, ainda bruxuleante, luz da fé enfraquecesse, por isso era preciso que todos estivessem firmes na oração, na partilha da Palavra e na comunhão de uns com os outros. Só assim poderiam ser fortes e vencer, nas diversas frentes, o inimigo.
Estamos a ver, em muitas das nossas Igrejas e congregações, o pouco interesse pelas reuniões de oração, pelas escolas de estudo da Bíblia, pelos cultos missionários e pelos cultos devocionais. Vemos mesmo muitos destes indispensáveis trabalhos serem substituídos por grandes cultos vazios da Palavra, por ágapes bem liberais, teatrinhos, fantoches, etc..
Enfim, vemos pouca permanência nas coisas do Senhor, pouco aperfeiçoamento nos métodos de levar Cristo aos pecadores e os pecadores a Cristo e muita apetência para trazer a carnalidade para a Igreja. Isto não pode ser.
Lembremo-nos da grande afirmação da Igreja após o Pentecostes. E porquê? Porque os crentes perseveravam e permaneciam na doutrina dos apóstolos, na comunhão e no partir do pão (Actos 2:42). Perseverar e permanecer no Senhor é crescer e tornarmo-nos fortes em Cristo para vencermos o inimigo.
´ Crescei em Cristo, ficai firmes em Cristo, para a glória de Cristo.