Actos 16:1-7 Actos 16:5
"As Igrejas da Ásia eram fortalecidas na fé e, em cada dia, cresciam em número". Era o mundo a ser transformado pelo poder do Evangelho, poder de Deus, para a salvação e transformação da alma humana.
Precisamos, ainda hoje, e talvez mais do que nunca, pois o fim está próximo, de Igrejas fortalecidas na fé, no amor e na santidade de Cristo. Igrejas que não se envergonhem da Boa Nova e preguem, poderosamente, o Evangelho, em todo o lugar, a tempo e fora de tempo. Precisamos de Igrejas que sejam sal e luz. Luz que ilumine mentes e corações e sal que tempere (dê gosto) e preserve da corrupção.
Lá em Icónio , Derbe , Antioquia, Listra, as Igrejas cresciam em número e na fé, que desafiava as forças do mal. E hoje? O que é que acontece? Entrámos no marasmo, num charco estagnado, que principia a apodrecer.. Não há movimento, não há crescimento, nem em número, nem em fé, nem em amor (pois é o mostre-se quem poder), nem em santidade, pois cada vez mais perdemos a nossa identificação com Cristo e ganhamos os vícios, tradições e costumes do mundo.
Deveríamos lembrar-nos que estamos no mundo, não para que o mundo nos assimile e corrompa, mas para ganharmos o mundo para Cristo. Jesus orou: - "não te peço que os tires do mundo, mas que os livres do mundo, porque eles não são do mundo, como Eu do mundo não sou" (João 17:15-16).
Irmãos, como redimidos, filhos de Deus e herdeiros do Céu, que temos nós feito para o crescimento da Sua Obra? Temos amado e servido como devíamos? Temos demonstrado ao mundo uma fé viva e operante? Temo-nos gasto e deixado gastar a favor das almas perdidas?
Senhor, a minha vida entrego,
pois só de Jesus eu sou;
Servi-lO com amor é meu ideal maior,
Senhor, todo o meu ser Te dou.