Filipenses 4:11
Que filosofia maravilhosa, esta que Paulo desenvolvia na sua vida -- o contentamento com o que Deus lhe tinha dado. "Aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sem nada, também sei ter abundância, sem ser soberbo, em todas as maneiras e em todas as coisas, estou instruído, tanto em ter fartura, como a ter fome e padecer necessidades! Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:11-13).
Paulo ensina-nos a recebermos de Deus o bem-estar e a fortuna com gratidão, mas também a receber, com fé, a escassez e as necessidades. Quem vive com Deus e em Deus deve procurar, com sabedoria, a capacidade de vencer em todas as ocasiões (Filipenses 4:13) e em tudo e sempre dar graças a Deus (I Tessalonicenses 5:18), porque Deus é fiel, cuidará de nós e não deixará que a provação seja superior à que podemos suportar ( I Coríntios 10:13).
Paulo não apenas ensinava isto de boca, mas praticava o que dizia, pois, sendo "fazedor de tendas", acabou por dedicar-se exclusivamente à pregação do Evangelho. Até mesmo nas suas prisões Deus demonstrou a Sua fidelidade - "Ele não pode negar-se a Si mesmo".
Como é a tua vida em relação aos bens materiais? Ambicioso de coisas altas? Ansioso por seres rico? Dependente exclusivamente do dinheiro? Ganancioso, passando por cima de tudo e de todos para teres dinheiro? Ladrão dos salários dos teus trabalhadores?
O dinheiro não te satisfará jamais, pois, quanto mais tiveres, mais ambicionarás, e morrerás na tua ambição. Lembra-te que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e, nessa cobiça, muitos se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores ( I Timóteo 6:10).