Zacarias 8:16
"Nada há que mais envileça o homem do que a mentira,
vício horrendo e abominável dos filhos do diabo,
que é o pai da mentira"
(João 8:44)
Falai a verdade, cada um com o seu próximo, cingindo sempre os vossos lombos com a verdade e a couraça da justiça e estareis protegidos contra as astutas ciladas do diabo, nosso adversário, que anda ao redor de vós, buscando a quem possa tragar (Efésios 6:14; I Pedro 5:8).
Além das muitas promessas que Deus faz através do profeta Zacarias, Ele exortou-o para que vivesse na verdade (Jesus é a verdade) e executasse o juízo. Se assim fizesse, a paz seria uma realidade!
Quanto precisamos da paz e quão pouco fazemos pela paz! Continuamos a mentir, a enganar, a executar juízo subornado, enfim, a fazer aquilo que parece mal aos olhos do Senhor. Assim, não teremos nem paz com Deus, nem paz com o próximo.
A exortação de Zacarias 8:16 conduz-nos ao 8º mandamento da Lei de Deus, que diz: - "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo". Lembremo-nos que quem desobedecer a um só mandamento torna-se culpado de todos os outros (Tiago 2:10).
Quantas e quão variadas formas há de mentir e enganar o próximo -- desde a sedução, à fraude, ao roubo, ao embuste, etc.. Fugi deste caminho e procurai andar como Jesus andou e falar como Jesus falou -- a VERDADE !