Êxodo 14:1-15 Êxodo 14:15
Às vezes, Deus dá-nos cada ordem que mais parece uma brincadeira! Vejam só. Deus estava a mandar a Moisés que desse ordem de marcha ao povo de Israel!
Mas, marchar para onde? Em meio círculo, na retaguarda do acampamento, estava o exército egípcio, equipado com as melhores armas do tempo -- carros de guerra e dextros soldados, comandados pelo próprio Faraó. Na frente, o mar Vermelho, com suas águas profundas e remexidas, prontas a engolir aquela turba desorganizada, de homens, mulheres velhos e crianças...
Marchar como e para onde? Estavam encurralados. Aquela era uma ordem sem nexo.
Mas Deus nunca dá ordens sem razão. Aquela era antes uma ordem de desafio à fé daquele povo e seu guia. Criam ou não no Deus que tem todo o poder, até mesmo para rasgar o mar e abrir caminho para Canaã? Moisés levantou a sua vara sobre o mar e Deus fez o milagre -- o mar se fendeu e o povo pôde passar pelo meio do mar em seco.
As ordens de Deus podem parecer descabidas, sem razão à luz da nossa razão, mas elas são sempre boas e surpreendem se cumpridas. Quando Ele manda, Ele providencia os meios e a força para a vitória .
Foi assim para a travessia do Mar Vermelho, foi assim para que a rocha desse água abundante, foi assim para que as muralhas de Jericó caíssem, foi assim quando disse à pequena Igreja para evangelizar o mundo -- "Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura".
Ainda hoje somos confrontados com ordens que nos podem parecer irrazoáveis, mas Deus tem sempre razão! Tenhamos nós a fé, ao menos como um grão de mostarda, e veremos a poderosa mão de Deus a operar nas nossas vidas.
Diz aos filhos de Israel que marchem! Levantemo-nos e obedeçamos. Deus já lá está.