Actos 13:13 Actos 13:16
Na sinagoga de Antioquia da Psídia, no dia de sábado e durante os serviços religiosos locais, foi dada a palavra ao Apóstolo Paulo, que aproveitou para rememorar a história do povo, desde a ida, estada e saída do Egipto sob o braço poderoso do Deus de Israel. Depois de relembrar os tempos no deserto, a dádiva da Lei, a conquista e a instituição da monarquia, onde destacou David, ancestral de Jesus, breve chegou ao Messias, varão poderoso, que Deus enviou para ser o Salvador do mundo.
Apresenta o ministério de Jesus, a Sua vida, a morte, sob jurisdição de Pôncio Pilatos, a ressurreição e ascensão, presenciadas por muitas testemunhas.
"Por isso, varões irmãos, ouvi: Deus cumpriu em Jesus toda a Lei e nós anunciamos que a promessa, que foi feita aos pais, Deus a cumpriu, e seja-vos notório que por este (Jesus) se vos anuncia a remissão dos pecados e que de tudo o que pela Lei de Moisés não pudestes ser justificados, por Ele (Jesus) é justificado todo o que n'Ele crer".
Deste sermão, pregado por Paulo em Antioquia, muitos judeus não creram e endureceram os seus corações, outros deram tempo de espera e, possivelmente, morreram nessa dúvida, mas muitos outros creram e foram salvos e estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Diante da realidade da Palavra, ainda hoje é assim. Uns permanecem endurecidos em seus pecados, perdidos, a caminho do inferno, outros morrem na dúvida, à espera das provas para poderem crer e, finalmente, outros crêem sem reservas e são salvos, passando a viver alegres e cheios do Espírito Santo.
Tu, como vais reagir ao convite de Jesus? Rejeitas, esperas ou aceitas?