Salmo 119:9-16 Salmo 119:9
Nunca esta pergunta foi tão pertinente como nos nossos dias. Nunca houve tanta corrupção, tanta imundície, tanta nojeira, na vida dos jovens, como nos dias que transcorrem. É droga, alcoolismo, devassidão sexual, sodomia, roubo, mentira, violência, maledicência, maldade no coração, incredulidade, blasfémia, homicídio, luxúria, etc..
Diante de um tal quadro, perguntamos também: - Como purificará o jovem o seu caminho?
O mundo apresenta vários caminhos, mas caminhos esses que são duvidosos, incertos e de resultados pouco animadores. A religião cedo se esgota em preceitos e regras que são logo abandonados. O desporto acolhe no seu seio ambições, egoísmos, truques e fraudes, de tal maneira que apenas muda o centro do problema, mas não o resolve. A política é uma mentira na qual se engolfam em lutas obscuras e podres, que a ninguém ajudam e muito menos muda os corações.O espiritismo, e seus derivados, definha e enfraquece a alma, deixando maiores danos que benefícios. Os estudos em demasia (as muitas letras) levam o jovem ao devaneio e ao orgulho. Que mais buscar?
A situação é alarmante, por isso psicólogos, juristas, sociólogos, pedagogos, círculos de pais e mestres preocupam-se e discutem os problemas da nossa juventude desajustada. Fazem conferências, escrevem livros, aplicam testes psicológicos, mas a crise continua e a pergunta persiste : - Como purificará o jovem o seu caminho?
O Salmista que faz a pergunta dá também a resposta: - Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra.
A resposta é observar, viver, andar na Santa Palavra de Deus. Este é o caminho da purificação e da verdade. Isto significa:
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra, que é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça (I Timóteo 3:16-17)