I Samuel 15:20-23 I Samuel 15:22
Eis um dilema a resolver. O que é que é mais importante para Deus? Obediência sincera e honesta à Sua Palavra ou a oferta de sacrifícios e a feitura de boas obras?
Sem dúvida que, antes de tudo, Deus requer obediência plena à Sua vontade. Isto é assim porque na obediência a Deus já está incluída a prática do amor, o exercício da caridade, a feitura de boas obras, como ornamento da nossa vida n'Ele.
Saúl, o primeiro rei de Israel, tinha desobedecido a Deus conscientemente. Tinha feito o que aos Seus olhos era mal e não se tinha arrependido desse mal, nem tinha pedido perdão a Deus da sua desobediência, como pensaria que Deus iria receber suas ofertas e sacrifícios?
Deus quer, antes de tudo, corações contritos, arrependidos e obedientes à Sua vontade. A esses Ele não desprezará. Desses Ele aceitará ofertas de louvor, manifestações de adoração, culto de gratidão.
Não te esqueças, quando levares as tuas ofertas ao Senhor, examina-te a ti mesmo, pede ao Senhor que te mostre o teu pecado oculto, a tua ingratidão, a tua desobediência ou o teu pecado contra o teu irmão, etc. (Mateus 5:23-25), volta atrás, arrepende-te, faz a vontade do Senhor e então... então, sim, vai ao altar do Senhor e oferece a tua dádiva, com a certeza de que serás aceite.
Deus diz "misericórdia quero e não sacrifícios". Sacrifícios, dádivas, boas obras, celebração de festas e luas novas, etc., para nada aproveitam se não houver espírito de obediência à vontade de Deus, para fazê-la de coração.