Actos 20:1-8 Actos 20:7
O "primeiro dia da semana" deve ser um dia especial de louvor para Deus. Todos os dias são bons para louvar a Deus, mas "o primeiro dia da semana" (domingo) deve ser particularmente dedicado a Deus.
O "primeiro dia da semana" é o "sabath" dos cristãos; é o dia de descanso dos demais trabalhos e actividades, para uma dedicação integral ao Senhor.
Não é para sermos escravos do domingo, como os judeus o eram do seu sábado, não podendo fazer isto, nem aquilo, não podendo andar mais que X estádios (medida de comprimento equivalente a 180 metros), mas é para sermos plenamente felizes e realizados no descanso que o Senhor nos dá.
Nas celebrações do domingo nós agradecemos a Deus pela ressurreição de Jesus, de entre os mortos, para selo da nossa salvação. No domingo nós adoramos a Jesus, o Grande Deus, que se deu a Si mesmo para nos remir de toda a iniquidade e purificar para Si um povo especial, zeloso das boas obras. No domingo, como geração santa e povo eleito, nós proclamamos a santidade, a fidelidade e o amor de Deus, que há de vir, assim como para o céu foi visto ir.
No domingo, primeiro dia da semana (Actos 21:7), o dia do Senhor (Apocalipse 1:10) nós nos reunimos para partilhar do corpo e do sangue do Senhor Jesus, que foi sacrificado pelos nossos pecados. Assim o faziam Paulo e a comunidade cristã de Troas (Actos 20:6-7).
No primeiro dia da semana celebramos, com muita alegria e sentido de responsabilidade e louvor o Cristo vivo nos nossos corações. Aleluia!
"Domingo, ó dia de amor
tão cheio de prazer!
Almejo, ó meu Senhor,
a graça e Teu poder;
honrar-Te, sim, glorioso Rei,
cumprir a Tua Santa Lei".
(140 C.C.)