Daniel 3:1-3
Já todos teremos ouvido falar da história de Sedraque, Mesaque e Abenego, homens que, pela sua fidelidade, expuseram as suas vidas à sanha cruel do rei da Babilónia, chamado Nabucodonozor.
Este rei déspota e poderoso da antiguidade mandou construir uma estátua de ouro, cuja altura era de cerca de 30 metros por 3 metros de largura. Um monstro luzidio, que todos deviam adorar.
Naquele reino serviam alguns judeus monoteístas, que adoravam apenas o Deus vivo, que é espírito e verdade e que criou os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há. Entre esses judeus destacamos Daniel, Sedraque, Mesaque e Abedenedo, que enfrentaram as artimanhas dos sátrapas do rei, bem como a sua ordem de adorarem a estátua de ouro. "Fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste".
Por causa da sua fé em Deus e da sua fidelidade ao Senhor, foram lançados, atados uns aos outros, na fornalha de fogo ardente, super aquecida, por ordem do rei (Daniel 3:19-22).
Deus os livrou, enviando Seu Filho, de maneira que puderam passear, incólumes, no meio do fogo, e saíram sãos e salvos. Os que confiam no Senhor verão as Suas maravilhas e a Sua salvação em todas as circunstâncias.
O rei recompensou estes homens pela sua fidelidade a Deus, tornando-os ainda mais fortes e honrados na província da Babilónia (3:29-30). Mas, a maior recompensa da sua fidelidade tê-la-ão quando do seu Senhor, Deus e Salvador, ouvirem: - "bem está, servos bons e fieis; sobre o pouco fostes fieis, sobre o muito vos colocarei, Entrai no gozo do Senhor".