Hebreus 7:26-28 Hebreus 7:26
O Sumo-sacerdote era o homem vocacionado e escolhido por Deus para executar funções únicas no templo e na mediação entre Deus e os homens. Não podia ser um homem qualquer, tinha que ser perfeito fisicamente, intelectualmente e espiritualmente. Não podemos esquecer que ele era protótipo do Senhor Jesus Cristo, o Sumo-sacerdote Santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime que os céus...
Vemos no capítulo 20 de Êxodo as instruções dadas pelo Senhor no que respeita à consagração de Arão e seus filhos neste ofício sublime. Quanta solenidade, quanta beleza, quanto significado, desde as vestes interiores até ao peitoral, à mitra, etc..
Mas isto eram apenas símbolos do maravilhoso Sumo-sacerdote, o Filho de Deus que entrou uma vez por todas no lugar santíssimo, para apresentar a propiciação pelos nossos pecados. Com Jesus não é mais uma visão, um protótipo, um símbolo, mas a REALIDADE.
Alegremo-nos, demos-Lhe glória, porque concluída e consumada está a redenção dos nossos pecados! Jesus, Sumo-sacerdote Santíssimo e vítima simultaneamente, pagou a nossa dívida e apresenta-nos puros e lavados dos nossos pecados, perante Deus Supremo - o Pai da Luz.
Não mais sombras, não mais símbolos, mas uma salvação plena e eterna.
Graças a Deus por uma tão grande salvação, executada e consumada por um tão ímpar SUMO-SACERDOTE.