Provérbios 29:1
Normalmente os adágios populares têm uma certa razão de ser e, muitas vezes, estão mesmo certos. Não são, contudo, verdades absolutas, pois a única verdade absoluta é Jesus, que disse de si mesmo "EU SOU A VERDADE..."
A Bíblia, "PALAVRA DE VERDADE", também contradiz o provérbio que dá corpo a esta meditação - "O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura".
Conta-se a história de um homem que, um dia, esteve às portas da morte, porque, estando fazendo alpinismo, escorregou e caiu num lago gelado e só não morreu ali pela rápida intervenção de alguns turistas que ali fotografavam as belezas da natureza; outra vez, passeando num pequeno barco de recreio, foi surpreendido por um pequeno redomoinho, que o elevou nos ares e fez perder todos os controlos do barco, sendo salvo pela guarda costeira, quando já estava completamente esgotado; mais tarde, foi-lhe diagnosticada uma leucemia aguda, de que só se salvou "in extremis", acabando por morrer quando conduzia o seu carro, esmagado por uma árvore que caiu sobre o mesmo, sem que alguém o pudesse esperar.
Este homem era bom chefe de família, simpático e tinha tido milhentas oportunidades para ser salvo. Sempre brincou com o assunto, dizendo que teria muito tempo para pensar no futuro.
Deus mandou sua família, seus vizinhos, seus colegas de trabalho para lhe indicarem o caminho da salvação, mas ele não quis aproveitar o seu tempo. Morreu perdido, quando menos o esperava!
Será que Deus já falou contigo acerca deste assunto? Como reagiste? Aceitaste ou rejeitaste?
Cuidado, porque o homem de dura cerviz será quebrantado de um momento para o outro e, então, não haverá mais cura!