Mateus 5:37-48
O Sermão da Montanha, pregado por Jesus, e inserido nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus, é, todo ele, um grande despertador da consciência humana.
Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também. Temos que fazer sempre mais e melhor do que os outros, pois, só assim, seremos apelativos.
Não basta dizermos que somos melhores ou que fazemos melhor. É preciso fazer e sermos mesmo melhores - "Sede vós, pois, também perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus".
Jesus pergunta-nos: - que fazeis vós mais do que os escribas fariseus? Que fazeis mais que os religiosos? Que fazeis mais que o mundo que faz "olho por olho e dente por dente"?
Ser de Jesus é ser mais do que tudo e ter um padrão de vida mais elevado e justo que o mundo, mesmo o mundo religioso. Ser cristão é desenvolver uma consciência mais delicada e eficiente que a consciência do mundo.
Nunca nos esqueçamos que o "Único Jesus" que muitas pessoas conhecem é aquele que elas vêem em mim e em ti.
"Olhai para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, o Qual, pelo gozo que nos estava proposto, suportou a cruz e assentou-se à dextra de Deus" (Hebreus 12:2).