I Pedro 5:8-14 I Pedro 5:8
Ser "sóbrio" significa ser moderado, temperado, em todas as coisas - no comer, no beber, no falar, no vestir, etc..
É uma virtude bem conhecida e tida como muito boa, mas, infelizmente, cada vez menos praticada. Come-se demasiado. bebe-se até à embriaguez, pratica-se todo o excesso de coisas que nos tornam muito piores que os seres irracionais.
Na nossa sociedade de consumo, os excessos são constantes. Ora nos cobrimos até aos pés, ora andamos quase nus; ora nos atestamos que nem barris, ora comemos tão pouco que ficamos anorécticos e doentes; ora somos abstinentes sexuais, ora andamos por aí praticando toda a espécie de devassidão sexual. É um nunca mais acabar de falta de sobriedade.
Deus, pela pena inspirada de Pedro, exorta-nos a que sejamos sóbrios em tudo, e isto acopla também a sobriedade espiritual, pois o diabo, nosso adversário, anda ao redor de nós, bramando e rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.
Muito facilmente, mesmo novas criaturas, podemos perder o controle e deixarmos de ser sóbrios. Cuidado, as consequências podem ser graves. Cuidado, porque nós somos débeis e fracos e o inimigo das nossas almas é forte, astuto e mau.
"Nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, tendo sempre por capacete a esperança da salvação..." (I Tessalonicenses 5:8).