Salmo 147 Salmo 147:1
Louvar, exaltar, enaltecer são palavras sinónimas e quase todos os dias as ouvimos, é certo que nem sempre bem aplicadas.
Pais louvando os filhos; maridos louvando e enaltecendo suas esposas; pessoas exaltando-se a si mesmas, como os "maiores" e os melhores do mundo, como o fariseu da parábola contada por Jesus (Lucas 18:11); etc..
Contudo, é bem raro, neste mundo de bajulação, ouvirmos uma palavra de louvor e honra ao Deus dos céus e da terra, que criou e por quem este mundo subsiste. Porque será?
Penso que é porque o mundo (homens) está cada vez mais longe de Deus e cada vez conhece menos a Sua Pessoa, a Sua Obra redentora e o Seu grande e maravilhoso amor! Quanto perde nestes caminhos da ignorância de Deus!
O Salmista convida-nos a louvar e salmodiar ao Senhor, sem medo, nem restrições. Ele merece e Ele compensa-nos por isso. Louvai-O, porque Ele é bom e a Sua bondade dura para sempre. Louvai-O com os vossos corações, com os vossos lábios e com todos os instrumentos musicais.
As aves dos céus louvam o Seu Nome; as feras do bosque cantam a Sua existência; os mares, os rios e as serranias cantam que Ele é bom. Só o homem deixa de cumprir esta tão sublime tarefa de louvar ao Senhor. O homem, no seu egoísmo e vaidade, no seu amor ao dinheiro, na sua luxúria, está cada vez mais longe de Deus e, por isso, não O louva como Ele merece.
Eu tenho motivos para louvar e agradecer a Deus o que Ele é, o que Ele faz e aquilo que ainda vai fazer.
Eu tenho motivos para O louvar pela Sua criação, pelo Seu sustento, pela Sua salvação, pelo Seu constante amor, pela Sua comunhão, etc..
E tu? Tens ou não motivos para louvar o Seu Santo Nome? Pensa, reflete e louva-O - "Graças Te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra", porque me revelaste tantos e tantos motivos de gratidão.