Mateus 6:5-7 Tiago 4:3
Há já muitos anos, quando angariávamos fundos para a construção de um dos nossos templos aqui no Algarve, fui abordado por um irmão, humilde, mas muito fiel na Obra do Senhor, que me disse:
- Pastor, ando um pouco desanimado e desiludido, pois Deus não me ouve nas minhas orações...
- Tenha cuidado, meu irmão, pois o desânimo é uma das mais perigosas armas que o diabo usa para nos impedir de auferirmos as bênçãos do Senhor.
- Mas, eu oro, oro e torno a orar, mas Deus não me ouve. Principio a duvidar da eficácia da oração...
- E o irmão ora por um bom motivo, para glória de Deus, bem do seu próximo e para seu próprio bem?
- Sem dúvida, Pastor! Eu estou a orar há já três meses para que me saia a Lotaria Nacional para eu poder pagar toda a construção do templo para a nossa Igreja, que anda a reunir-se de casa em casa...
- Bem, meu irmão, o motivo é bom e Deus já lhe respondeu que tem outra maneira de erguer a Sua Casa - com o esforço e a contribuição de todos. Assim, ninguém vai ficar orgulhoso de fazer uma obra que Deus está a fazer através da Sua Igreja.
A melhor maneira, a maneira mais certa de pedir é no sentido de que Deus nos dê vida, saúde, disposição e liberalidade para trabalhar e contribuir e o templo será erguido por Deus, através de nós.
Por vezes, oramos e não vemos a resposta, porque pedimos mal; pedimos com sentimentos menos próprios e menos de acordo com a vontade de Deus. Cuidado com o orgulho, com a vaidade de sermos nós, com a ambição desmedida.
Peçamos com fé, humildade e segundo a vontade de Deus e receberemos, porque Deus é fiel e não pode negar-Se a Si mesmo.
Conta-se que certa missionária na Índia levou para sua casa uma criança abandonada pelos pais, enquanto aguardava vaga numa instituição própria.
Enquanto ali esteve, a criança aprendeu a ler, foi à Escola Dominical, aprendeu a cantar hinos com a sua educadora e aprendeu também a orar a Deus.
Um dia a criança acordou chorando com uma forte dor de dentes. A missionária preparou um medicamento, deu ao menino e disse-lhe: - vá, agora dorme, pois o remédio vai fazer efeito e a dor vai passar.
Pela manhã a serva do Senhor perguntou ao rapazinho: - Então, o remédio foi bom? A dor passou?
Sim, senhora, passou, pois eu orei ao Senhor do céu para que a dor passasse e a senhora pudesse dormir o resto da noite descansada.
"Pedi a dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á"
porque Deus é fiel nas Suas promessas.