Êxodo 8:16-19 Êxodo 8:19
Os magos do Egipto, diante dos milagres operados por Moisés, declararam o seu fracasso, a sua impossibilidade de continuar a disputa e disseram : - "Isto é o dedo de Deus". Não é obra de homens, mas de Deus.
Não obstante esta confissão de falta de poder da parte dos magos do Egipto, o coração de Faraó continuou endurecido, seus olhos cegos para ver o poder de Deus.
É verdadeiro o ditado popular - "o pior cego é aquele que não quer ver". Todos reconheciam que era o poder de Deus em acção, mas o chefe dos egípcios não queria ver. Foi preciso que viessem, sobre o seu povo, mais cinco pragas, uma das quais atingindo todos os primogénitos da terra, para que Faraó cedesse e deixasse "ir o povo de Deus".
Quanto nos custa o nosso orgulho! Quantos crimes, guerras e mortes poderiam ser evitados se os homens se humilhassem debaixo da portentosa mão de Deus! Quantos teriam deixado de cair no inferno se tivessem tido a humildade de dizer diante de Deus - "contra Ti, contra Ti somente pequei e fiz o que aos Teus olhos parece mal... Tem, misericórdia de mim, ó Deus, apaga as minhas transgressões, cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito recto... Dá-me a alegria da Tua salvação e sustem-me com um espírito de humildade e entrega..." (Salmo 51).
A mão misericordiosa de Deus está estendida para te salvar. Será que, reconhecendo a tua impossibilidade, queres segurar a Sua mão e sair do pântano dos teus pecados? Ele já fez a Sua parte. Faz tu a tua e segura a Sua mão.