Obadias 1:7 Obadias 1:3
Obadias é o terceiro livro mais pequeno de toda a Bíblia e pouco se sabe do seu autor e sobre a data em que foi escrito, contudo tem uma forte profecia contra Edom, que teve como ascendente Esaú, primogénito de Jacob.
Obadias pode ter sido o mordomo do palácio de Acab e Jezabel, no tempo da perseguição aos profetas de Jeová (I Reis 18:3-4), mas também pode ter sido um levita dos tempos de Josias (II Crónicas 34:12).
A sua profecia é essencialmente contra Edom, por soberbamente desprezar a Judá e confiar nas suas fortalezas edificadas sobre as escarpas montanhosas do Sul. Não há lugares onde nos possamos esconder da ira de Deus. Onde quer que estivermos aninhados, mesmo entre as estrelas, dali seremos derrubados, mais cedo do que pensamos, porque o dia do Senhor está perto.
A soberba é um terrível pecado que enche o coração de Satanás (Isaías 14:11-16) e que Deus castigará com mão pesada, exactamente como castigou a Edom, fazendo-a desaparecer do mapa para todo o sempre.
"Senhor, guarda o Teu servo da soberba, para que não se assenhoreie de mim e eu seja sincero diante de Ti" (salmo 19:13).
Não nos deixemos enganar por um coração soberbo e arrogante. Deus despreza e aborrece. Mas, a um coração quebrantado e humilde Ele não desprezará jamais (Salmo 51:17).