Naum 1:1-15 Naum 1:7
Naum é um profeta, cujo nome significa "consolação", que viveu entre 680 e 620 A.C., tendo deixado uma mensagem de condenação a Nínive, que, não obstante ter ouvido a mensagem de Jonas, voltou aos seus pecados, como "o cão volta ao seu vómito e a porca lavada ao espojadouro de lama" (II Pedro 2:22).
Mas, o Senhor é bom e misericordioso e tornou a mandar avisar Nínive da sua queda. Infelizmente, desta feita, não se arrependeu, nem se voltou dos seus pecados. Deus teve de exercer a Sua justiça sobre esta cidade.
É sempre assim. A bondade e a misericórdia do Senhor não podem interferir na área uma da outra. Deus é um todo de misericórdia, amor e justiça. Jamais Se negará a Si mesmo, pois isso é contra a Sua natureza imutável.
Estamos num tempo em que o homem, à sombra do amor de Deus, quer praticar as maiores barbaridades e sair impune. Isso é impossível pois, se Deus é amor, Ele também é justiça. Ele é de tal maneira justo que nem ao Seu próprio Filho poupou, antes O entregou pelos nossos pecados, a fim de que, pela Sua morte, nos pudesse tornar justos aos Seus olhos.
O Senhor é bom, é uma fortaleza na hora da angústia, conhece os que confiam n'Ele e está sempre pronto a socorrer os que a Ele vão, humildes e contritos.
Estás com problemas - doença, desemprego, família em crise? Vai ao Senhor confiadamente e Ele te ouvirá.