Sofonias 1:7-18 Sofonias 1:7
"Dia do Senhor" é uma expressão característica dos profetas menores (Oseias - Malaquias) para indicarem um tempo de julgamento para algumas cidades, nações e reinos.
Sofonias usa-a no sentido de levar os povos (neste caso, Jerusalém e a casa de Judá) a buscarem ao Senhor enquanto tempo, para não terem de O enfrentar como juiz austero, justo e incorruptível.
Buscai ao Senhor e fazei as pazes com Ele, agora, aproveitando o tempo da Sua graça, pois, caso contrário, tereis de O enfrentar no dia da Sua ira, que está próximo, talvez mais próximo do que julgamos.
A expressão "dia do Senhor", especialmente no Novo Testamento, pode referir-se ao julgamento de Deus sobre os povos da terra e de onde sairá a sentença final : - "Vinde, benditos de Meu Pai e possuí em herança o lugar que vos está reservado desde antes da fundação do mundo" (Mateus 25:34); ou : - "apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41).
Finalizaremos, dizendo: - "O dia do Senhor está perto", por isso, "prepara-te, ó Israel, para te encontrares com Deus".
Que preparação é necessário fazer?