Ageu 1:1-9 Ageu 1:7
Muitas vezes colocamos interrogações à vida porque estamos perplexos com aquilo que nos acontece de menos bom. Achamos que merecíamos mais e melhor, mas, no fim, acontecem-nos destas. E porquê? Porquê esta doença incurável? Porquê este filho no caminho da droga, se eu até procurei ser um bom pai? Porquê me bateram e destruíram o carro? Porquê esta falta de emprego, logo agora que eu mais precisava? Porquê a morte deste ente querido? Porquê... ? porquê.... ? Tantas interrogações...
O profeta Ageu convida os seus ouvintes a porem a mão na consciência (aplicai os vossos corações aos vossos caminhos), a porem o seu coração no que tinham feito e, sem dúvida, encontrariam muitas respostas. "Vós semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece e o que recebe salário, recebe-o com que num saco furado" (Ageu 1:6). E porquê? "Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos e vede".
Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco e a esse pouco Eu assoprei e desapareceu. E porque causa? Aplicai os vossos corações aos vossos actos e vede como estais trabalhando. Com que fim? Com que objectivos, com que sinceridade?
Aplicando os nossos corações aos nossos caminhos, isto é, fazendo uma análise aos fins para que trabalhamos, aos meios que usamos para atingir esses fins, à sinceridade da nossa vida espiritual, encontraremos muitas respostas às questões colocadas a Deus.
Qual o lugar que estamos a dar a Deus, nas nossas vidas? Que tempo Lhe consagramos? Que bens Lhe devolvemos, do muito que nos dá?
Claro que, analisando a nossa vida com sinceridade e verdade, também veremos que, por vezes, somos atribulados como Job, tentados como Pedro, mas a grande parte dos problemas que temos de enfrentar provêm da má mordomia que fazemos das nossas vidas. Assim acontecia com os contemporâneos de Ageu. Mas, se eles fossem fiéis e investissem na Obra do Senhor, mesmo que não houvesse semente no celeiro, nem vinho na adega, azeite no lagar... Deus os abençoaria! (Ageu 2:19).
Não esqueçamos, fomos escolhidos pelo Senhor para sermos uma bênção e uma fonte de luz, basta, para tal, que sejamos fiéis.