Marcos 12:13-17 Marcos 12:14b
A questão do pagamento de impostos foi, é, e sempre há de ser uma questão controversa e polémica. Como não podia deixar de ser, também foi um assunto tratado por Jesus, ainda que para responder a uma "trama" dos Seus adversários.
Porque a questão é polémica, e porque o coração dos homens está sempre inclinado para o mal desde o princípio, tanto os que cobram impostos, como os que os pagam, estão sempre em desacordo. Uns achando que cobram de menos, outros achando que são explorados, fugindo ao seu pagamento. Tudo isto dá a sonegação, a corrupção, a mentira, o confisco de bens, a prisão e até revoluções!
A pergunta que fizeram a Jesus, a este respeito, foi capciosa, hipócrita, tendenciosa. Queriam apenas comprometer Jesus, para O acusarem, quer aos que impunham os impostos, quer, por outro lado, aos que os pagavam. Parecia que Jesus não podia escapar, estava apanhado (segundo eles) ou por uns ou por outros.
Esqueceram-se que Jesus é Deus e sabe todas as coisas e que, inclusivé, conhecia os seus corações maus, e conhece as intenções do nosso coração; por isso, Jesus respondeu-lhes: - "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Se deviam impostos ao Governo, deviam pagá-los, sem esquercer a gratidão que deviam ter para com Deus pelo muito mais que d'Ele recebiam.
Todos entenderam o que deviam fazer; a moeda com a efinge de César significa a sujeição que deviam aos romanos, ao seu sistema politico/econónimo, por isso, deviam ser cumpridores do seu dever perante as autoridades legalmente constituídas, nunca esquecendo também os seus deveres para com Deus.
Neste mesmo espírito, nós, hoje, devemos ser cumpridores e pagar os nossos impostos. Sabemos que muitos impostos são injustos e têm uma incidência errada, mas, como salvos, sal da terra e luz do mundo, devemos fazer o nosso dever, cooperando com as autoridades no mandato em que foram incumbidos.
As suas injustiças Deus as julgará e recompensará ou condenará, pois são ministros de Deus. Por isso, a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem temor, temor e honra a quem honra (Romanos 13:1-7).