Lucas 2:8-14 Lucas 2:14
Hoje é Dia de Natal! Todos os dias deviam ser "Dia de Natal", quer porque há menos movimento e barulho nas ruas, menos poluição no ar, e, especialmente, porque parece pairar sobre nós um sossego e uma paz diferente dos outros dias, mesmo dos domingos, feriados e "dias santos de guarda".
Interroguei-me a mim mesmo sobre a razão desta calma e fria manhã do Dia de Natal. Na verdade, não era porque houvesse um novo sentir nos corações, nem mais paz na alma dos homens, nem mais relacionamentos dos homens com o Deus da paz e do amor. Os ladrões continuam à espera da oportunidade para "palmarem" os bens do seu próximo; os mercantilistas e enganadores à espera dos incautos e desprevenidos para os enganarem; os invejosos, adúlteros e fornicários à espera das suas vítimas, que ainda dormem, etc., etc..
No final, concluí, a paz e a harmonia que parecem pairar no ar, não é fruto de comunhão, gratidão e relacionamento com Deus, mas apenas pelo cansaço das festanças, embriaguês e glutonaria de uma noite de consumismo desenfreado, em que não se olhou a gastos, nem tempo para as demonstrações de vaidade e da abastança, que, de facto, não temos.
Ah!... mas sempre houve o calar da consciência gritante, no mais íntimo do peito, com umas chamadas telefónicas de valor acrescentado (em que mais de metade ficou para os gulosos do caminho), umas ofertazinhas para o "banco alimentar", e umas esmolas para os "sem abrigo", para as crianças daqui e dali (as grandes exploradas em nome da solidariedade), etc., etc..
Mas, foi isso para louvor de Deus, para bem dos pobres e necessitados ou para servir interesses mesquinhos e obscuros, escondidos por detrás da necessidade de sermos solidários com a pobreza e os desamparados da vida? A quem servem essas grandes campanhas publicitárias, com muitos explorados até à exaustão? Servem os pobres ou servem os "judas" e ladrões que guardam a bolsa e tudo o que se lá põe? Servem a Deus ou servem uns quantos espertinhos que mamam em todas as "tetas"?. Servem a Deus ou a "César", que, à cabeça, cobra 20 % de IVA sobre as chamadas feitas com fins beneficentes?
Natal devia ser um dia (tempo) de gratidão e louvor a Deus, porque nos deu Jesus para nossa salvação. Foi assim que o sentiram os pastores das cercanias de Belém que, ouvindo o apelo dos anjos, foram até à cidade de David adorar o Deus-Menino. Foi assim que também o sentiram os magos do Oriente que, desde longe, vieram trazer suas ofertas a Jesus.
Neste Natal, demos a Jesus a melhor prenda da vida -- demos-Lhe o nosso coração! "Dá-me, filho Meu, o teu coração!"