Lucas 2:39-52 Lucas 2:39
Este texto bíblico é único e exclusivo do Evangelho de Lucas. Narra tudo quanto sabemos da infância, adolescência e juventude de Jesus. Tudo o que se possa dizer desse período da Sua vida, além de que crescia em estatura, em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens, que era submisso a Seus pais e que, a partir dos doze anos, teria ido sempre a Jerusalém à Festa da Páscoa, é especulativo.
Creio que sabemos, desse período da vida de Jesus, tudo quanto precisamos de saber, por isso, Deus o preservou para nós e para bênção do nosso coração.
Depois de José e Maria terem cumprido tudo o que estava escrito na Lei do Senhor sobre o Menino nascido, eles voltaram para a Galileia, para a cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta. Que exemplo maravilhoso! Será que nós nos preocupamos em cumprir todos os preceitos do Senhor? Será que é prioridade para nós pormos Deus e os Seus mandamentos em primeiro lugar?
O que é interessante é que este sentimento de obediência a Deus não era superficial na vida de Maria e José, era regra. De tal maneira regra cumprida e assimilada que Jesus, aos doze anos, disse a Sua mãe: - "então não sabeis que me convém tratar dos negócios de Meu Pai(Deus)?" Primeiro buscar e cumprir as mensagens do Reino de Deus e todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).
Quando é que nós, os filhos de Deus, nos convencemos que, para crescer na graça, no conhecimento e no amor de Jesus, é preciso termos por norma obedecer ao que o Pai nos ordena?