Marcos 7:5-9 Marcos 7:8
Este é também um dos grandes problemas dos nossos dias. Estamos prontos a ressuscitar e guardar as tradições dos homens, fruto da imaginação doentia e desprezamos os autênticos mandamentos de Deus. Não que todas as tradições sejam más, mas jamais devem substituir a Lei de Deus.
Reparemos neste texto que "os vindos de Jerusalém", os saduceus, fariseus e escribas, isto é, os que tinham o poder de decisão e legislavam a seu belo prazer e para proveito próprio, perguntaram:
Jesus respondeu-lhes e disse-lhes: - porque isso e muito mais são tradições criadas por vós, nas quais não vos interessais, nem tocais com um só dedo; mas criastes tudo isso para os outros, invalidando os mandamentos, para melhor enganar os pobres e incautos. "Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vossa respeito, que me honrais aparentemente com os lábios, mas o vosso coração está longe de mim!"
O Senhor Jesus, com Sua presença santa e justa, sempre despertou este sentimento de medo e inquietação, pois temiam que Ele lhes acabasse com o "tacho". Jesus contesta e criminaliza toda a desonestidade, toda a hipocrisia, toda a religião exploratória, todo o engano, todo o desleixo e negligência no cumprimento das leis do Senhor.
Deus quer que o homem seja civilizado, cumpridor de leis boas e justas para todos, mas nunca que negligenciemos os verdadeiros e imutáveis mandamentos que Ele deu, resumindo-os a que amemos a Deus sobre todas as coisas e nos amemos uns aos outros como a nós mesmos.