Tiago 2:14-26 Tiago 2:17
Muitas pessoas têm sido levadas a crer que, uma vez que a fé sem obras é morta, nós somos salvos pelas obras. Nada mais errado. Só se pode ser salvo pela fé -- "Pela graça sois salvos, por meio da fé...". A salvação é um dom de Deus que se obtém crendo no Senhor Jesus Cristo (Actos 16:30-31).
Então, estará Tiago errado? Não, de forma alguma. O que Tiago ensina é que a palavra fé tem mais do que um significado. É preciso compreender o contexto em que a palavra fé aparece. Por exemplo:
A fé do verdadeiro cristão é um dom do Espírito Santo, que o leva aos braços de Deus, por meio de Cristo. Ele crê, confia na eficácia do sangue de Cristo para sua remissão. Esta é a fé que salva, a fé que jamais pode ser morta, pois tem como consequências imediatas as boas obras, o servir o próximo, amando-o e trabalhando para o seu bem.
A fé que salva não é uma fé morta, mas uma fé viva, que tem como primeira consequência as boas obras.
Há que fazer o teste para ver se a nossa fé é a verdadeira, a que salva. Ponhamos a mão na consciência e analisemos a nossa fé -- produz frutos? Leva a vida a outros ou é estática, não passa da "cepa torta"?
O mundo está olhando para a nossa vida de salvos e vendo os frutos da nossa fé, positivos ou negativos.