Lucas 19:28-44 Lucas 19:38
Este texto completo narra-nos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, episódio que é relatado pelos quatro evangelistas, tal a importância dada ao evento. Nenhuma das narrativas é exactamente igual, mas completam-se em seus pormenores, dando uma maravilhosa peça de reflexão e de ensinamentos.
Este episódio é o cumprimento da profecias de Zacarias, que disse que o Rei entraria triunfalmente na cidade santa de Jerusalém, montado num humilde jumento que, neste caso, até era emprestado. Jesus não veio para ser rei de reinos deste mundo (físicos), mas para ser Rei de almas e corações.
Naquele dia, o Rei dos reis entrava em Jerusalém e, contra a vontade dos "mandões políticos lá do sítio", foi aclamado pelas multidões como o Messias de Israel, isto é, o libertador do povo.
Bem que os fariseus e saduceus pediram a Jesus que fizesse calar as multidões, mas o Mestre respondeu-lhes . - "se eles se calarem as próprias pedras clamarão..." . Para vergonha nossa, quantas vezes, diante da cobardia e do silêncio de muitos cristãos, as pedras frias têm continuado a proclamar os feitos do Rei, a Sua morte e ressurreição para salvação dos pecadores.
É interessante notar neste contexto:
Deixa Jesus entrar triunfalmente no teu coração, hoje, pois àmanhã pode ser tarde.