Gálatas 6:1-5 Gálatas 6:1
É revestidos do espírito de mansidão e muito amor que devemos ajudar o nosso irmão que foi apanhado em falta. "Aquele que, entre vós, está sem pecado seja o primeiro atirar a pedra" (João 8:7). Todos somos pecadores e todos temos pecado. A única diferença é que o nosso irmão foi apanhado em falta e o seu pecado é agora conhecido de todos, enquanto o nosso está bem escondidinho. Lembremo-nos que Deus é Omnisciente e conhece os nossos corações.
Não apontemos o dedo ao nosso irmão apanhado em falta. Amemo-lo, tratemo-lo com brandura, corramos com ele a segunda milha. Façamos-lhe o que gostaríamos que nos fizessem a nós. Ele já está a sofrer, não sejamos sádicos, aumentando o seu sofrer com as nossas acusações.
Se possível, procuremos levar o nosso irmão ao reconhecimento do seu pecado, à sua confissão a Deus e ao arrependimento. Te-lo-emos ajudado a sair da crise em vez de o afundarmos mais e mais no sofrimento do mal.
Crítica útil exige muito cuidado em cada palavra e, sobretudo, muito amor e compreensão. A nossa missão junto do irmão magoado não é avivar as feridas, mas cuidá-las com o nosso amor, ajuda e compreensão. O resto é com Deus. Nosso trabalho é servir a Deus na pessoa do nosso irmão.
Isto só será difícil se não houver em nós o mesmo espírito que houve em Cristo Jesus -- o espírito de perdoar, sarar e compreender.