Esdras 7:6-10 Esdras 7:10
Que coisa boa, preparar o coração, com oração, amor e disponibilidade, para buscar a Lei do Senhor! Mas também que tremenda responsabilidade, pois a Lei do Senhor, uma vez conhecida, deve ser cumprida integralmente, porque Deus não terá por inocente aquele que conhece a Sua vontade e não a cumpre. Cumpre e será absolvido, não cumpre e será condenado. Com Deus não há meios termos, ou é ou não é.
Mas, seremos nós capazes de cumprir toda a Lei revelada? Certamente que não, mas Cristo cumpriu toda a Lei, fazendo-se maldição por nós. Agora, basta-nos aceitar como suficiente o sacrifício de Cristo e crer na sua eficácia.
Esdras procurou conhecer toda a Lei de Deus e em seu coração tomou a disposição de a cumprir. Graças a Deus pela maravilhosa atitude de Esdras. Que valor tem, para a nossa vida, a Palavra de Deus? Costumamos lê-la e meditá-la? Já tomámos o sublime propósito de lhe obedecer? Tem a sua leitura e meditação efeitos positivos sobre nós? Determina o nosso comportamento perante Deus? Faz-nos mais de Cristo e mais com a mente de Cristo?
É bom que tenha efeitos determinantes sobre as nossas vidas, pois, amanhã, Deus nos chamará a prestar contas sobre as nossas oportunidades. Com Esdras os efeitos da Palavra foram extraordinários. Levou-o a orar desde a manhã até à noite; levou-o a confessar os seus pecados e a pedir perdão a Deus; levou-o a trabalhar com o povo para deixar a idolatria e a abandonar as ligações ao pecado que tinha contraído durante o tempo do cativeiro; levou-o ao jejum e a chorar os pecados (10:1) e a voltarem juntamente para Deus.
Valeu a pena preparar o coração para buscar a Lei do Senhor, para cumpri-la e para a ensinar em Israel, pois, assim, voltaram para Deus e Deus os aceitou em Seu coração.