Gálatas 5:16-26 Gálatas 5:16
Andar e viver em Espírito é andar e viver fora de toda a influência do mal. Isto não é fácil para ninguém, pois o "velho homem", embora dominado pelo Espírito, ainda tem suas lembranças do pecado e, de vez em quando, ainda dá um ar da sua maldade.
É preciso crucificar diariamente o "velho homem" -- "Já estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim..." (Gálatas 2:20).
Só assim podemos viver e andar em Espírito, crucificando diariamente o homem do pecado e não o deixando "arrebitar cabelo".
Conta-se que uma certa senhora da sociedade adoptou como animal de estimação um "bacorinho" (porco bébé), tendo procurado submeter os seus instintos de porco que era. Ensinou-lhe o lugar onde devia dormir, onde fazer as suas necessidades fisiológicas, onde e como devia comer os seus alimentos seleccionados. Fez-lhe também uma trela especial, que apanhava a parte anterior do pescoço, e até lhe fez uma vestimenta, tipo pelica, com que passeava o sortudo animal.
Parecia que tudo estava muito bem e eram muitos os elogios que recebia dos outros passeantes, pelo bom comportamento do porquinho. A senhora estava tão feliz! Pensava que não tinha um bacorinho, mas um "lulu" especial e admirado por todos.
Um dia, durante o passeio vespertino, caiu uma grande bátega de água, que arrastou muitos detritos e lama para o centro da cidade, onde a orgulhosa senhora tinha ido passear o seu "lulu de estimação" . Quando saíram do abrigo, o animal, num puxão mais forte, soltou-se e correu para o depósito de lama, suja, nauseabunda e pútrida, onde, com capinha de pelica, trela especial e outros artefactos, se emporcalhou totalmente, dando lugar ao porco que era e apagando o "lulu" que queriam fazer dele. Porque, fizessem o que fizessem, o coração dele era de porco e não de "lulu".
Nós somos pecadores. Nenhuma limpeza exterior ou cosmética de ocasião mudará o nosso coração maculado pelo pecado. Só o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo o pecado.
Nada de cosmético, lavagem de religião, mas a regeneração do Espírito Santo de Deus nos dará poder e graça para vivermos e andarmos no Espírito.