Génesis 3:4-6
Ser igual a Deus é um desejo antigo do homem. Desde cedo quis ver tanto como Deus e ser igual ao seu Criador. Não se contentou em ser a imagem de Deus, queria ser o próprio Deus.
Antes do homem, Lúcifer, o que se transformou em anjo de luz para enganar as criaturas de Deus, também se propôs subir ao céu, estar acima das estrelas de Deus, pôr ali o seu trono e ser semelhante ao Altíssimo... (Isaías 14:11-15; Ezequiel 28:2). Com toda esta ambição desmedida e maligna, não conseguiu mais do que ser abatido até aos infernos, ao mais profundo dos abismos. Este será o destino final de todos aqueles que quiserem ser iguais a Deus e recusam o caminho que Deus preparou - JESUS. Porque não crêem no Unigénito Filho de Deus, passarão a eternidade no inferno (não porque Deus os mande para lá, mas por rejeição do caminho), lugar preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41).
Neste primeiro embate do diabo com os humanos ele levou a melhor e, infelizmente, devido à nossa cobiça, ambição desmedida, amor ao dinheiro, ele tem vencido muitas outras batalhas. "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7), porque maior é o que está em vós, Jesus, do que todas as hostes da maldade (I João 5:5, 11-12).
Com Cristo somos mais que vencedores, pois fiel é Deus que não nos desamparará, antes, com a tribulação, tentação ou provação, nos dará também o escape para que tudo possamos vencer (I Coríntios 10:13).