Lucas 7:36-48 Lucas 7:40
Esta é uma passagem bíblica cheia de significado para todos que a lêem com um espírito pronto para aprender. O episódio passa-se em casa de um certo Simão, fariseu, que convidara o Mestre Galileu para uma refeição. Talvez para aprender mais com Jesus (não era o primeiro; lembremo-nos de Nicodemos - João 3) ou talvez para O tentar e ter forma de O acusar. Não sabemos. O que sabemos é que Jesus nunca rejeita um convite para estar com alguém que O convida.
Durante a refeição, uma mulher de má reputação entrou na casa do fariseu e começou a chorar, arrependida, aos pés de Jesus, regando-Lhe os pés com as suas lágrimas e enxugando-lhos com os seus cabelos. Isto mereceu a crítica, o repúdio e as dúvidas do fariseu.
Jesus, conhecendo o que ia no coração e na mente do orgulhoso fariseu, dirige-lhe a palavra, dizendo: - Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés. Mas esta, desde que chegou, não deixou de mos regar com as suas lágrimas (de arrependimento) e de mos enxugar com os seus cabelos. Não me deste o ósculo de saudação, mas esta, desde que aqui entrou, não tem deixado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso, digo-te que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou... enquanto tu te ficaste pela religiosidade fria, ignóbil e sem valor.
Ainda hoje, diante das nossas atitudes hipócritas, frias e rotineiras, Jesus nos chama a atenção - Uma coisa tenho a dizer-te: a tua religião não serve, porque está despida de amor e vestida de hipocrisias.
Cai em ti, sente os teus pecados, arrepende-te, confessa-os, crê e ama a Jesus e tu serás salvo.
Com formalismos frios e vazios nada feito.
Crê, ama e serve como Jesus mandou e, então, serás salvo.