João 13:31-38 João 13:37
Este texto faz parte do conjunto das últimas instruções dadas por Jesus aos Seus discípulos. Deus tem os Seus desígnios, que nós não somos capazes de entender. Pedro não podia entender porque não podia seguir a Jesus naquela altura.
Deus tinha outros planos para Pedro e, por isso, queria que ele ficasse no mundo mais algum tempo. Com Estevão foi de uma maneira; com Tiago, irmão de João, foi diferente; com João, o apóstolo do amor, também foi diferente. Devemos sempre estar disponíveis para o que Deus quiser.
Há ocasiões em que não somos capazes de compreender os "porquês de Deus"; há penas que aceitá-los. Quando ficamos num impasse, no que respeita à vontade de Deus, não sejamos apressados, pois podemos incorrer em erro. Quando assim for, oremos, leiamos a "Carta de Deus" para nós (a Sua Palavra), tornemos a orar e só depois de aprendermos o que significa confiar, esperar, o que significa crescer na santificação e no amor, avancemos!
Nunca nos antecipemos à orientação de Deus e, sempre que houver dúvidas, não avancemos, mas esperemos que Deus se nos revele de facto. Não façamos nada de cabeça quente, sob impulsos de ódio ou amargura, sob sentimentos de falta de amor. Deus não nos levará nunca por aí, por isso, esperemos com paciência. Na hora, Deus se nos revelará.
Pedro não se dispôs a esperar pela vontade revelada e, em breve, ele, para seguir a Jesus, cortava orelhas, dizia blasfémias, mentia e acabava na fossa, chorando amargamente por ter negado a Jesus.
Pedro não podia seguir a Jesus naquela hora porque não se conhecia a si mesmo, nem sabia do que era capaz, nem qual era a vontade de Deus para ele.
Quando aprendesse essas coisas aos pés de Jesus, e sob a égide do Espírito Santo, ele seguiria a Jesus.
Assim acontecerá connosco também.