Marcos 10:17-23 Marcos 10:21
O jovem rico tinha um grande desejo de ser perfeito e digno de herdar a vida eterna. Por causa deste grande anseio da sua alma, ele, desde a sua mocidade, tinha procurado guardar os mandamentos da Lei de Deus -- não matar, não adulterar, não roubar, não levantar falsos testemunhos, não defraudar o próximo e honrar o pai e a mãe (Marcos 10:19). Tinha ansiedade de ser santo, mas limitava-se a cumprir somente os mandamentos da segunda tábua. Nem um mínimo de preocupação no que se refere à quebra dos mandamentos da primeira tábua da Lei -- não terás outros deuses diante de Mim, não farás, nem terás, nem adorarás imagens de escultura, não invocarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, não farás nenhuma obra no dia do Senhor.
Não nos parece que ele fosse tão íntegro assim, que cumprisse integralmente todos os seis mandamentos da segunda tábua, mas uma coisa vemos de imediato, em relação ao primeiro mandamento -- ele amava mais o dinheiro e os bens materiais do que a Deus (Marcos 10:22).
Por nós mesmos, sozinhos, nunca poderemos subir a montanha da Lei para cumpri-la e sermos santos, como é santo o Senhor nosso Deus (I Pedro 1:15-16; Levítico 11:45). Só seguindo a Jesus, e com o auxílio de Jesus, seremos capazes. Ele compreendeu mal, abandonou Jesus e ficou no seu estado de ímpio perdido.
Quando o Senhor Jesus chama a Si um discípulo, nunca coloca como primeira condição a santidade. Ela virá depois. Ele põe em primeiro lugar, como condição "sine qua non" a renúncia e a anulação total do nosso "ego". "Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me".
Para seguirmos a Jesus precisamos de auto renúncia, anulação dos nossos direitos sobre nós mesmos, identificação total com Ele - "Já estou crucificado com Cristo; vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim (Gálatas 2:20).
Jesus olhou aquele homem e amou-o, como só Ele sabe amar, e disse-lhe : - "vai, vende tudo quanto tens... e vem e segue-me". Aquele era o "vai" para a entrega total, e o "vem" para a salvação e a verdadeira santificação.
Só uma coisa te falta -- é a tua união com Jesus, sem nada de permeio. "Vem e segue-me" no caminho da obediência total ao Pai.