I Pedro 4:12-19 I Pedro 4:12
O salvo por Jesus deve estar sempre preparado para sofrer provas, tribulações, perseguições, fome, desprezo, etc. (João 16:33).
Jesus disse que seria assim mesmo, pois, se fizeram isso ao madeiro verde (Jesus), quanto mais o não farão a nós, Seus seguidores (Lucas 23:31). Pedro, escrevendo aos santos dispersos pela Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, corrobora o que Jesus tinha profetizado e que muitos crentes já estavam a sentir na carne -- sofrimento, muito sofrimento.
Sofrer é padecer dores físicas, morais ou espirituais. É suportar perseguições injustas, acusações ridículas, prisões sem razão alguma, situações adversas e agressivas. O sofrimento, seja ele qual for, tem sempre origem no pecado, portanto, enquanto estivermos neste mundo, afectado pelo pecado, estamos sujeitos ao sofrimento.
Com Cristo os nossos sofrimentos serão minorados, não porque "Ele feche a boca dos leões", mas porque Ele nos dá força e ânimo para vencer os "leões". Sofrer faz parte desta vida, mas Cristo está connosco para nos ajudar.
Talvez fosse bom pensarmos que há sofrimento porque erramos e fizemos mal, e sofrimento porque estamos a servir a Cristo. Se pelo Nome de Cristo sois vituperados e sofreis, alegrai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo, pois bem-aventurados sois vós se sofreis pelo Nome de Cristo, pois é grande o vosso galardão nos céus e sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós sofra por ser homicida, ladrão, malfeitor, desobediente às leis, adúltero, etc.. Se sofrermos como cristãos não nos envergonhemos e suportemos com alegria a bênção de termos parte nos padecimentos de Cristo.
Âs vezes não podemos fugir do sofrimento, contudo, em certos casos, podemos decidir como e porque sofrer -- sofrer para amenizar os sofrimentos dos outros é bom e reconfortante, mas sofrer por infligir sofrimentos aos outros é mau e digno de condenação.