I Pedro 1:3-9 Zacarias 13:9
Os metais preciosos, para terem cotação, são refinados e provados, até que tenham o toque da aprovação. Antes, o seu valor é diminuto.
Nenhum de nós imagina as operações porque têm de passar os metais preciosos, antes de os podermos ter tal como são - resplandecentes, puros, valiosos.
Os filhos de Deus, por vezes, ficam admirados e até revoltados com as perseguições, sofrimentos, lutas e doenças que estão vindo sobre eles. Entendem que não mereciam sofrer tanto, no entanto, é vontade de Deus que a nossa fé seja refinada e provada, a fim de que o produto final - o estar na presença de Deus - seja de acordo com a excelsitude do nosso Deus. Na Sua presença não entrará nada manchado, conspurcado e indigno. Todas as "margas" da nossa vida têm que ser tiradas, para ficarem longe de Deus.
Cristo nos salvou e nos purificou com Seu precioso sangue. Agora, compete-nos provar, com a nossa vida de entrega, que estamos preparados para não envergonhar a majestade e a grandeza do nosso Deus. Para isso, importa que, por um pouco de tempo, sejamos provados por várias tentações. Na presença de Deus só permanecerá o mais precioso e de melhor "toque".
Deus está tirando as escórias do nosso carácter, para que só o ouro puro ornamente o Seu altar.
Como diz o nosso texto, o amor de Deus em Cristo purifica-nos, refinando-nos como se refina a prata e como se prova o ouro.
Sejamos firmes e fiéis até à morte e das Suas mãos receberemos a coroa da vida.