Marcos 14:21-41 Marcos 15:36
(Ver Mateus 27:34 e Marcos 15:23)
Porque teriam querido dar vinagre a Jesus? Para saciarem a Sua sede? Para tornarem ainda mais amarga e azeda a Sua angústia? Para O ridicularizarem, pondo um coroado (rei) a beber vinagre?
Há quem pense que Lhe deram vinagre para O entorpecerem e Ele sentir menos a dor dos cravos nas mãos e nos pés, para que fossem mais suaves os Seus últimos momentos. A verdade, contudo, é que não era o vinagre que suavizava as dores, mas o vinho misturado com mirra (ou fel - Marcos 15:23). Esse, Ele não quis beber, embora nos pareça que, antes de entregar o Seu Espírito ao Pai, tenha permitido que Lhe refrescassem os lábios com uma esponja com vinagre, e não a mistela entorpecente de vinho misturado com fel (mirra?) (ver Mateus 27:34 e Marcos 15:23).
Jesus não foi entorpecido ou drogado por qualquer droga, vinagre misturado com fel, ou mesmo só vinagre. Morreu consciente, na plenitude de todas as Suas faculdades mentais e psíquicas - PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO. A Obra da salvação dos homens está consumada. O sacrifício puro, perfeito e eficiente já foi oferecido. Agora, recebe o Meu Espírito.
Tudo foi cumprido. Não são mais precisas ofertas, boas obras, peregrinações, sacrifícios. ESTÁ FEITO, está concluída a redenção da humanidade.
Esta é a única verdade. Há que aceitá-la tal como ela é, e dar graças a Deus por Cristo Jesus, o Salvador.