Romanos 5:1-6 Romanos 5:3b-4
A paciência é uma das mais belas virtudes cristãs. Ela fortalece-se em nós pelas tribulações e pelas lutas da vida, sendo que, por ela, alcançamos a esperança que não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Paulo, no capítulo doze desta mesma carta (Romanos 12:12), exorta-nos a que sejamos pacientes nas tribulações, pois isso fortalece a nossa fé nas batalhas contra o inimigo das nossas almas.
Precisamos de aproveitar as tribulações da vida, tirando delas proveito para o amadurecimento da nossa experiência cristã, para aprimoramento da nossa vida em Cristo. Sabe-se que as águias, quando são surpreendidas por tempestades enquanto estão voando, usam as mesmas com tanta "sabedoria" que, em vez de deixarem danificar as suas remiges, aproveitam a força do vento para subirem rapidamente acima da tempestade.
Assim deve acontecer com os "santos de Jesus". Quando Satanás nos quiser destruir com suas artimanhas e tribulações, subamos nas asas da fé para mais perto do céu e, ali, estaremos a coberto desses desaires. "O caminho da águia no céu é uma coisa maravilhosa" (Provérbios 30:19). Aproveitemo-nos dos caminhos da fé e elevemo-nos acima das tribulações e das dificuldades da vida.
Naturalmente, o crente não pode fugir às tribulações e sofrimentos da vida, mas pode vencê-los pela fé, pela paciência e pela perseverança nas verdades de Deus. Nós somos fracos, mas, quando reconhecemos a nossa fraqueza e os nossos limites e recorremos ao Senhor, "somos mais que vencedores, porque Ele nos ama" (Romanos 8:37).