João 21:1-14 João 21:7
Foi uma situação de tudo ou nada. Não havia tempo a perder com preliminares ou quaisquer preparações. Pedro, tal como o conhecemos, impetuoso, arrebatado... não esteve com meias medidas, atirou-se ao mar para ir ter com Jesus.
Tu, já estiveste numa situação semelhante? Uma situação de crise, na qual tivesses de "abrir mão" de todas as coisas para atingires um objectivo? Talvez tivesses estado e talvez não tivesse valido de nada, pois a verdadeira entrega pessoal ocorre em nosso interior e não no exterior. O abrir mão de coisas externas nem sempre é suficiente para sairmos da escravidão para a plena liberdade. É preciso mais do que tirar a roupa exterior, é preciso ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Parece que Pedro ainda o não era, mas viria a sê-lo, quando fosse não mais ele, mas Cristo nele.
É preciso submetermos a nossa vontade a Jesus. Não fazê-lo debaixo de uma emoção, de um arrebatamento, mas de uma forma pensada, meditada e sob a orientação do Espírito Santo, pois só assim os resultados serão positivos e palpáveis.
Jesus não quer apenas uma parte de nós, mas quer que sejamos d'Ele voluntária e totalmente, como Pedro o foi depois deste encontro especial com o Mestre, junto ao mar de Tiberíades. Ele nunca mais foi o mesmo Pedro, mas um Pedro com a capacidade de amar e apascentar o rebanho do Senhor.
Se já ouviste a voz de Jesus a chamar-te, atira para longe as tuas convicções, as tuas emoções, até mesmo a tua coerência e segue a Jesus com um coração inteiro.