I Samuel 17:32-58 I Samuel 17:45
Nunca se viu tal coisa. Um humilde pastor de ovelhas, sem armadura, sem armas de guerra, vence um gigante amestrado para a guerra, armado até aos dentes. Golias tinha a altura de seis metros e um palmo, tinha um capacete de bronze na cabeça, vestia uma couraça de 57 kgs de bronze, trazia grevas, um escudo de bronze e uma lança de 6,80 kgs nas suas mãos. Além disso, era adestrado na arte da guerra (I Samuel 17:1-11).
Por sua vez, David levava a sua veste de pastor (já que não podia, nem sabia usar a armadura de Saul), era um jovem de 18 ou 20 anos, não tinha prática de guerreiro e as suas armas eram uma funda e cinco seixos escolhidos do ribeiro e colocados no bornal (alforge ou surrão pastoril). Era uma luta desigual, quer pelos homens em confronto, quer pelas armas usadas, quer pela experiência dos contendedores.
Só que David foi ao encontro de Golias, o gigante, confiado no Senhor Jeová, enquanto Golias ia em nome de um desqualificado ídolo Astarot (I Samuel 31:10).
A vitória da fé de David que, em nome do Senhor, desferiu aquela pedra com a sua funda, foi extraordinária! O seixo desferido foi cravar-se no único sítio possível de ferir Golias, na testa descoberta pela viseira levantada, para que pudesse ver. O impossível realizou-se. O monstro poderoso caiu por terra, pela força de uma simples pedra lançada por David, o servo do Senhor.
David usou a arma que lhe era comum, que era sua e que ele sabia manejar como ninguém. Desfez-se de tudo com que o queriam blindar para a batalha -- armadura, espada pesada, capacete, etc., etc.. Usou o que sabia manejar. Assim devemos nós fazer, hoje!
Aprendamos na manejar com destreza a Palavra de Deus - a Bíblia - e usemo-la como Jesus a usou (Mateus 4:1-11) e o diabo será derrotado. Com a palavra da fé posta na funda da nossa boca, nós venceremos e Cristo será glorificado.