Marcos 14:10-11 Marcos 14:10
"Nem tudo o que reluz é oiro"; "Nem tudo o que parece, é", Estes são ditados populares, que tendem transmitir-nos uma mensagem antagónica à afirmação.
Quando olhamos para o que a Bíblia nos descreve sobre Judas, sobre a sua acção na comunidade apostólica, nada nos faria pensar que ele era o traidor. Durante cerca de três anos e meio ele serviu Jesus com os demais apóstolos, ele teve a mesma chamada de Jesus, nem sequer foi duvidoso como Tomé . Não deu problemas a Jesus e até tinha a responsabilidade das finanças da comunidade.
Judas não parecia um enganador, nem um ladrão e muito menos um traidor -- "Por ventura sou eu, Senhor?" -- Exteriormente, tinha a aparência de um homem seguidor de Cristo, como Pedro ou André, João ou Filipe. Porém, ele jamais reconheceu Jesus como seu Senhor e Salvador. As aparências iludem. Cuidado com os falsos cristãos que se introduzem no meio do rebanho. Estejamos alerta, simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes.
Talvez Judas tivesse a ideia de Jesus poder vir a tornar-se rei físico de Israel, derrotando os romanos e as demais forças políticas, mas quando viu que não seria assim, que o Reino de Jesus não era mesmo deste mundo, ele deixou cair o seu coração para a força do dinheiro e do poder político. Triste sorte a dos que pensam assim. Este mundo e o seu poderio passam, mas Jesus é Senhor para sempre.
A vida de Judas, como a vida de todos os que fazem como ele, será sempre trágica e amaldiçoada. Ele acabou na vergonha da traição e no suicídio, com a sua alma a caminho do inferno.
Ou nos tornamos verdadeiros discípulos de Jesus ou acabamos como ele. Triste fim o de Judas!