Lucas 23:14-25 Lucas 23:18-19
Que más e irresponsáveis escolhas fazemos, por vezes! E que terríveis e irremediáveis consequências temos que enfrentar por essas insensatas escolhas! Foi o que aconteceu com os judeus liderados pelos seus invejosos e egoístas chefes. Rejeitaram Jesus, o Santo Filho de Deus, enviado para buscar e salvar o mundo perdido em seus delitos e pecados, para escolherem um assassino dos caminhos, já condenado por causa de sedições e de um assassínio.
Foram enganados e iludidos pelos escribas, fariseus e saduceus, que apenas queriam o poder pelo poder e pela possibilidade de enganarem melhor os pobres trabalhadores. Foi sempre assim. Ainda é assim. Os grandes querem o poder para mandar, explorar e escravizar. Só têm interesse nos humildes trabalhadores até terem na mão o poder de fazerem leis, que não praticam, nem lhes tocam ao menos com o dedo mindinho.
Foram muito duras as consequências desta escolha de soltarem Barrabás e entregarem Jesus à cruz. Dentro de poucos anos (36 anos) não tinham cidade, nem nação, nem vida própria e o Seu sangue caiu sobre as suas cabeças. Com Deus não se brinca. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Os judeus escolherem mal escolhendo Barrabás e mandando matar Jesus às mãos do procurador Pôncio Pilatos. Tinham o direito de escolher, mas ao menos deviam ter escolhido por si e não pela cabeça dos seus endemoninhados mentores. Pilatos bem tentou livrar Jesus, mas os poderes opositores eram muitos, fortes e bem orquestrados.
Hoje a escolha a fazer pelos homens continua entre o escolher satisfazer o seu egoísmo, a sua ganância, o seu desejo de devassidão ou escolher Jesus, o Santo de Deus.
Sabemos que as forças do inferno são muito poderosas, mas sabemos também que se escolheres Jesus, o Senhor, estás a fazer a melhor escolha - a escolha que alegrará para sempre a tua vida.
Qual vais escolher? Barrabás e o seu mundo ou Jesus e o Seu Reino de felicidade?