Hebreus 11 Hebreus 11:31
Hebreus 11 é o capítulo do Novo Testamento que descreve a vida dos heróis da fé do Antigo Testamento. Não nos admira nada que o autor de Hebreus faça menção de Henoch, Noé, Abraão, Jacob, José, Moisés e tantos outros, cujas vidas foram baluartes de uma fé confirmada com actos heróicos, os mais diversos. Contudo, fala-nos de Raabe, uma meretriz, cujo prostíbulo se encontrava sobre as muralhas de Jericó, o que já nos parece coisa invulgar e menos própria.
Parece-nos a nós, homens, cujos padrões de julgamento são injustos, incompletos, mal estruturados. Com Deus é diferente. Ele vê as coisas a fundo, com correcção e sem as falhas que nós acrescentamos aos nossos paradigmas de julgamento. Deus é justo nos Seus juízos.
Deus não viu em Raabe só uma promíscua meretriz; viu nela uma mulher que sabia amar os seus inimigos, uma mulher ousada, corajosa e, sobretudo, viu nela uma mulher de fé, capaz de "acolher em paz os espias" enviados à terra. Ela escondeu-os e protegeu, expondo a sua vida, mas crendo no Deus de Israel, que não deixaria de a abençoar. Não conhecia a Deus, mas, pelo que tinha ouvido d'Ele, creu na Sua capacidade de salvar. Creu no Deus de Israel, por isso foi salva.
A fé de Raabe colocou-a num lugar de honra em duas listas da Bíblia -- na lista dos heróis do Velho Testamento (Hebreus 11:31) e na genealogia do Salvador do mundo - Jesus (Mateus 1;5).
"A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que ainda não se vêem"