Mateus 6:26-34
Neste texto, somos exortados a uma observação constante e arguta de todas as coisas, mesmo das mais simples e que nos parecem menos importantes. Tudo tem valor, tudo é importante para a nossa aprendizagem diante de Deus. Considerar os lírios do campo, como existem, porque existem, que valor têm. Já pensaste na escamosidade das suas raízes, para se poderem adaptar aos mais duros habitats? Já pensaste na lançadura das suas folhas, para poderem penetrar na densidade das outras plantas e arbustos e poderem trazer água às suas raízes? Já pensaste na beleza e no aveludado das suas flores, que embelezam os campos e dão alegria aos nossos olhos? Nesta perspectiva, já pensaste no mar, nas estrelas, no sol, na lua, nos planetas distantes, como todos eles existem para louvar a Deus e causar deslumbramento no nosso coração, por tão grande e excelente Criador?
As aves do céu, as feras do bosque, os rios caudalosos, os mares límpidos, os céus profundos, as estrelas brilhantes, as ervas e árvores do campo, tudo louva ao Senhor, com alegria e perfeição, e só o homem, orgulhosamente só, teima em não ver e não querer louvar a Deus com o coração.
Que tristeza! A única criatura racional deixa de cumprir o seu dever e privilégio e olha para o seu umbigo em vez de olhar para Deus e louvá-lO de coração! Deus está clamando, com gemidos e apelos inexprimíveis, e nós renitentemente no nosso orgulho.
Olhemos para os lírios do campo e procuremos crescer e fazer tudo para que Deus seja visto em nós e os homens, agradecidos, dobrem os seus joelhos e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus (Mateus 5:16).