Génesis 22:8, 13 João 1:36
Porque é que João Baptista teria identificado Jesus, filho de Maria, como o Cordeiro de Deus, vindo para tirar o pecado do mundo? Certamente porque Jesus era o Filho da promessa, concebido e nascido sem pecado e, por isso, com potencialidade para satisfazer, com Seu sangue puro, a ofendida justiça de Deus. João conhecia Jesus. João vira o Espírito Santo descendo sobre Ele em forma corpórea. João, o Baptista, estava consciente da sua tarefa no mundo - aplanar o caminho (Mateus 3:3) e indicar Jesus como "o Cordeiro que tira o pecado do mundo" (João 1:19).
Jesus é o Cordeiro da propiciação porque é justo, santo, obediente a Deus; o servo cumpridor, que derramou o Seu sangue para propiciação dos nossos pecados. Nenhum outro o fez, nenhum outro o poderia fazer, nenhum outro poderá jamais arrojar-se ao direito de o fazer. Ele o fez uma vez, plena e satisfatoriamente. "Ele suportou a cruz, desprezando a afronta, pelo gozo que Lhe estava proposto - salvar-nos dos nossos pecados.
Ele, o Cordeiro de Deus, é o Caminho até à glória, porque só Ele o percorreu uma vez, não olhando o sofrimento, o desprezo, a afronta ou a vergonha (Marcos 16:19).
Ele foi recebido em cima na glória e sentou-se à direita de Deus, deixando o caminho aberto. Entra por Ele, que é o Caminho, e sobe até à glória que Jesus tem para partilhar contigo.