Mateus 27:57-66 Mateus 27:66
Normalmente costumam pôr epitáfios sobre as sepulturas ou na frente dos jazigos. Sobre a pedra que fechava a porta do sepulcro de Jesus, em vez de um epitáfio ou inscrição tumular, dando testemunho de algum acto especial do morto ou salientando a saudade e o amor de alguns pelo defunto, puseram um selo, com as armas de Roma, para que pudessem condenar quem violasse aquela entrada. Triste e mesquinho raciocínio o dos homens, como se pudessem vencer Deus!
Se tivesse que ter um epitáfio, qual seria o apropriado para Jesus? Ele, que espalhou a paz, a consolação, a cura dos doentes, que é o pão e a água da vida, que é o caminho, a verdade e a vida, que enxugou tantas lágrimas, deu tanta alegria a milhares de pessoas, que sempre abençoou e nunca amaldiçoou; Ele, que salvou e ajuntou a Si tantas almas famintas e sedentas, etc., etc., que elogio fúnebre devíamos pôr na Sua tumba?
Se fosse um dos apóstolos a fazer essa inscrição, ou se fosse Maria Madalena, ou o cego de Jericó, ou Lázaro, a quem ressuscitou dos mortos, ou o centurião, a quem ressuscitou a filha, ou a mulher adúltera, a quem perdoou os pecados, se fosse eu, que escreveria nessa pedra tumular?
E se fossem os inimigos, os fariseus e saduceus, que O odiavam furiosamente, qual a mensagem que lá deixariam?
Mas, a verdade é que, por esquecimento, ingratidão, ódio, malvadez, Ele não teve epitáfio na Sua pedra tumular, apenas o selo romano, para que não fosse roubado. Nada mais!
Mas, pergunto-me, seria correcto pôr um epitáfio no túmulo de Jesus? Não! Não! Mil vezes não, porque isso é para os mortos e Jesus não é um morto. Morreu, porém não está morto. Ele está vivo e bem vivo. Aleluia!
Até aqui os grandes homens são celebrados com louvores, elogios, epitáfios, depois de mortos. Mas com Jesus não pode ser assim. Ele está vivo! Há que celebrá-lO, não com panegíricos, mas com cânticos de louvor e adoração, porque Ele é o Salvador que sobreviveu à batalha com a morte.
Vencido foi, ó morte, o teu aguilhão. Onde está, ó inferno, a tua vitória"